domingo, 23 de dezembro de 2012

O leitor fantasma


É complicado saber que você tem mais leitores que reviews. Por que eles não escrevem um review?
Como leitora, eu entendo que o que mais queremos é clicar logo no próximo capítulo e foda-se a review. Mas então eu paro e penso: Isso é certo? É justo?
O tempo que leva para imaginar o capítulo, escrever, revisar, corrigir e formatar é muito maior que o tempo que você leva para ler e comentar. Muitos não sabem o que comentar, mas é simples: Comente o que passou pela sua cabeça durante o capítulo.
Se você reagiu com lágrimas, escreva que chorou. Se riu, diga o quanto aquele capítulo foi engraçado para você, interaja e mostre ao autor que você está ali e presente, esperando pelas atualizações e motivando ele a continuar.
Um leitor fantasma é muito odiado por todos os escritores, eu já publiquei 10 fanfictions (não no nyah, no orkut há dois anos) e lembro que no orkut a fic era movida a "ups": a pessoa tinha que comentar para o tópico subir no fórum. E imaginem quantas escritoras já não passaram raiva no orkut com seus tópicos de fics atolados, sem nínguem comentando...
No nyah você comenta e os comentários ficam expostor quando alguém procura por uma fic. Muitas pessoas julgam uma fic pelo número de comentários que ela tem, então, se alguém vê uma fanfic concluída com quase cinquenta capítulos e apenas cinco ou seis comentários, acredita que não é boa. Acontece que a história pode ser ótima, mas as pessoas nem tem o trabalho de ler por julgar demais.
A regra básica é: Leu? Comentou! O autor merece um review decente, formado de pelo menos uma frase:
"Gostei muito deste capítulo, adorei quando ela foi grossa com o Fulano." Já é um ótimo começo. Não é complicado, não doi, a mão não cai! EU JURO!
É uma questão de educação, entendem? Ser um leitor fantasma é como se hospedar na casa de um amigo onde ele e sua família gastam tempo fazendo coisas para você e você simplesmente não agradecer pela estadia, pela comida ou pelo modo que eles te trataram. Ficou mais claro, não?
Se você é um leitor fantasma e é autor de alguma fanfic: toma vergonha na cara!
Seria legal se nós pudessemos ver a lista de leitores de nossas fanfictions e ver quais comentam e quais não comentam. Lembrem-se de que não existe desculpa.
Tem tempo para ler? Tem tempo para escrever uma review. Não gostou da história? Escreva uma crítica e diga para autora o que ela deve melhorar. Tem preguiça? Você nem precisa sair do lugar, é só digitar.
Estou de olho em vocês leitores, estou de olho.

10 comentários:

  1. E eu como leitora que não gosto de ser fantasma digo que adorei seu texto =).

    Continue mesmo postando. Estamos montando um site da Liga dos Betas do Nyah! e logo, logo precisaremos de texto como o seu.

    Um beijo, minha querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficarei muito feliz em acompanhar o site da Liga dos Betas do Nyah! quando estiver pronto :)

      Obrigada e beijos!

      Excluir
  2. Eu me identifiquei bastante com suas palavras!!!!! É dificil escrever e poucas pessoas comentarem, e é o cumulo quando alguém fala "Adorei, comentarei sempre que puder" mas se pode ler pode comentar!!!!!! Achei os textos lá no nyah, por que tu vai excluir:::::

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, essa desculpa é bem comum também. Até ignoro uma criatura dessas!
      Exclui porque é contra as regras :/

      Excluir
  3. Pois é... O pior é que muitos desses leitores fantasmas são escritores. Já aconteceu comigo de ter mais leitores do que reviews. Fico triste, isso acaba desmotivando muito. E como eu disse: Espero que esse texto acorde para a vida aqueles gasparzinhos - nada contra, amo o fantasminha camarada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso me irrita muito, a pessoa tem uma fic e reclama que não tem muitos reviews mas... Advinha... Faz igual! Isso é triste.
      Espero que os leitores acordem pra vida, afinal...

      Excluir
  4. Nossa... Sem palavras para realmente dizer o quao encantada com você eu fiquei e com seus textos, apenas dois, mas isso já mostra todo o seu potencial!
    Realmente o que muita gente quer dizer e não consegue, você simplesmente foi e escreveu!
    Sinceramente, ficarei encantada em ler uma história sua, deve ser incrivel. Assino em baixo tudo o que disse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, muito obrigada. Fico até com vergonha (logo eu, tão atirada RISUS)
      Muita gente fica com isso entalado na garganta, é o pior pesadelo de um autor. Várias pessoas já escrevem sobre isso e fico feliz em dar a minha opinião.
      Obrigado! Beijos.

      Excluir
  5. Aqui é a Reira chan. Cara, mil perdões pela demora pra visitar o blog, mas é que eu meio que me esqueci totalmente =D pode me bater. Enfim, eu já li ele todo e só gostaria de dizer que está bom. Começou com tópicos bastanteclichês, mas mesmo assim, os textos eram concisos, expressivos, e, quando se tratava de argumentação, você é muito persuasiva e boa nisso, sem jamais apelar. Eu adoro gente que sabe argumentar! O debate é uma de minhas paixões, mas é difícil ver alguém que encare isso com maturidade. Enfim! Adorei o texto, embora seja clichê. Mas, sendo que o blog é o MANUAL do bom leitor, vamos começar pelo básico, não é mesmo ^^ só tem uma fic em que eu confesso ser leitora fantasma, mas isso é porque ela é RUIM. Sério, eu não sei porque acompanho D: a história me deixou curiosa, mas é apelativa e ruim, e eu adoro deixar (e receber) críticas construtivas, mas a autora é dessas que ignora. Por isso não digo nada. Mesmo porque eu vou desistir e parar de acompanhar qualquer dia. É o que sempre acontece. De qualquer forma, concordo, porque eu adoro deixar reviews! E estes são sempre longos. Eu tento ao mesmo tempo conversar com o autor, apontar momentos bons e ruins, o que melhorar, etc. Enfim, ter contato. Sou uma leitora que gosta, e fico bem triste com fantasmas. Enfim, é isso ^^ baccios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Leila, tudo bom?
      Está perdoada, mas só porque eu sou MUITO boazinha.
      Todo mundo acompanha uma fanfic ou outra sem deixar reviews, mas quando você se torna escritora isso muda muita, criamos uma certa raiva de quem faz isso, pelo menos foi assim que eu comecei a pensar sempre nos dois lados: o do leitor e do escritor.
      Bem, sou apaixonada por clichês, o que posso fazer? RISOS.

      Excluir