segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Complexo de diva



Bem, este não é um post direcionado para leitores e sim para os autores de fanfictions, apesar disso, é do interesse de todos vocês. Como sugerido pela Nana, venho aqui falar sobre autores com atitudes de superioridade e ignorância, decidi  chamar isso de: Complexo de diva

Claro que ser uma diva não significa se achar superior ou ser ignorante em relação as outras pessoas, mas estes autores e autoras se sentem como uma ao agir desta maneira. É como se tivessem algum tipo de poder por possuir uma fic popular, seja como for, isto é de fato ridículo. Digno de pena.

Esses autores geralmente não respondem seus leitores fiéis, isso é bem comum. "Ah, então todos que deixam de responder são assim?" Nem todos, é impossível generalizar, alguns deixam de responder simplesmente porque não possuem tempo para isso. "Ah, quer dizer que nós leitores não temos desculpas quanto a ter tempo para comentar, mas eles tem desculpas para não responder?"

Esse é outro ponto importante: Nem todos vivem em função de fanfictions, autores tem vidas  fora da internet e muitos só continuam a postar porque é o único prazer que lhes resta, no resto do dia fazem faculdade e etc. Devemos observar que os mais ocupados geralmente agradecem pelos comentários nas notas iniciais e finais, respondendo no geral (o que eu considero válido!).

Assim como você, querido autor, adora receber milhares de comentários, gostamos de receber respostas. Já cansei de escrever textos gigantes dizendo o quanto amava a fanfic X e etc e nunca recebi resposta, nem um singelo "obrigada" para demonstrar que o autor leu e agradece, nem ao menos uma nota agradecendo. Isso é triste meus queridos.
Além disso, quando comentamos, sofremos com o risco que alguém acabar achando que a nossa crítica construtiva (a critica sincera, educada e sem recalque) é uma ofensa. Existem autores que dão UM PITI só porque dizemos: "Ei, você deveria dar um espaço depois da virgula." 

Outros ficam com raiva quando corrigimos um detalhe relacionado a determinada saga e como a própria Nana disse "não conseguem lidar quando o leitor faz uma crítica (diz que certa parte poderia ser mais desenvolvida, ou certo personagem)". Precisamos de mais maturidade nesse mundo, vamos aceitar as críticas, como autora, eu dependo dos leitores, tenho que tratá-los muito bem, sem leitores eu não sou NADA. Então preciso escutar, analisar e agradecer cada critica.

E a Nana aponta mais sob seu ponto de vista:
"Nas poucas fanfics que escrevi sempre fiz questão de responder a todos os comentários, fossem quais fossem (eu costumava deixar os preguiçosos, "gostei!", por último, mas mesmo esses sempre respondia e agradecia). É complicado se dedicar a uma história, fazer o possível para torná-la sempre melhor, e não receber o retorno que se espera. Embora isso não fosse o suficiente para me desanimar, me deixava bem triste.

Acredito que, se você decide postar uma história na internet, independente do site, é porque você quer que as pessoas vejam. Você quer saber se sua história é boa, se as pessoas gostam. E se ela é feita para ser mostrada às pessoas, nada mais justo que você agradeça a cada uma que dedicou um tempinho a escrever uma review, seja ela de três ou dez linhas.

Me incomoda bastante quando eu, como leitora, deixo uma review numa história e vejo que o autor sequer se deu ao trabalho de agradecer. Costumo ser muito sincera nas minhas reviews, independente de ter feito por mim ou à pedido de alguém, e nunca vou dizer uma coisa que não é verdade. Se eu achar que o autor pecou em determinado ponto (não em relação ao meu gosto pessoal, mas em forma literária mesmo), vou ser honesta e dizer.
Acredito que isso faz as pessoas crescerem: saber dos próprios erros. Mas nem todo autor tem maturidade para lidar com as críticas, por mais bem intencionadas que sejam.

Eu dificilmente paro para digitar uma review caprichada sobre uma história que, na minha opinião, não tenha potencial. Mesmo que eu critique alguma coisa. Mas é duro quando você vê que o autor respondeu a todas as reviews que falavam bem da história e a sua, porque você apontou um ponto onde ele podia ter feito melhor, foi ignorada.
Onde está a maturidade das pessoas? Nem tudo é bom, tudo pode melhorar. E humildade é extremamente necessária nessas horas. "

E para provar que encaro bem as críticas:
Sou meiga, não? 


Então, desçam do salto, larguem as coroas e digam: Obrigada, eu agradeço a sua critica.
Encerro por aqui, e lembrem-se:
Estou de olho em vocês autores, estou de olho

8 comentários:

  1. Adorei a postagem *a que deu a sugestão* e fiquei super feliz vendo que você abordou o texto exatamente como eu tinha imaginado. Infelizmente é isso aí mesmo. A fama sobe à cabeça dos autores e eles dão uma de "estrelinha". Demonstrar interesse e respeito pelos seus leitores é o que difere um autor do outro, e, pra mim, determina aqueles que são realmente bons. É importante que os autores se coloquem como leitores (ainda que o façam com pouca frequência) e se perguntarem: Eu ia gostar de caprichar numa review e ser ignorado? Aí ele achará a resposta para a questão do texto. :D

    Parabéns pelo artigo, Dominique. Ficou ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sua ideia foi ótima. Enfim, um bom autor é aquele que reconhece que depende dos leitores e os tratam com respeito :)

      Excluir
  2. Pois é... É triste esses autores que simplesmente ignoram nossos reviews. Eu por exemplo, na maioria das vezes espero uma resposta no meu review para comentar novamente.
    Só acho que tempo não é desculpa. Colocar só um "obrigada já bastaria.
    Lembrei de uma garota que escrevia uma fic de Vampire Diaries. Uma amiga minha foi ler e alertou a autora, pelo review, que o nome na série era Elena sem "H". E que o nome do irmão dela era Jeremmy. A autora desceu com paus e pedras. Dizendo que a fic era dela, por tanto os nomes dos personagens deveriam ser do jeito dela. Achei um absurdo!
    Povo que não sabe escutar críticas.
    Pode parecer estranho, mas eu gosto de críticas, não as feitas só por que a pessoa não tem o que fazer, mas as construtivas. Sempre ajudam :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu acho que se alguém corrige, basta dizer "tudo bem, obrigada mas eu vou continuar a escrever do meu jeitinho", melhor do que sair xingando sem motivo. Afinal, não foi por mal. Também gosto das críticas! Nós aprendemos com nossos erros...

      Excluir
  3. POis é, tenso. Tipo, Igual como você disse, tem uma menina que tem uma fic com 9000 comentários, sério, tipo, essa eu acho dificil conseguir responder coment de todo mundo hahaha, mas não custa nada agradecer nas notas iniciais e finais, né? Agora tem umas pessoas no Nyah realmente, pelamordedeus, falta de consideração nivel expert. Eu paro de ler uma fic quando não me responder, porque, sério, eu me esforço pra deixar um coment decente. Quando a pessoa não me responde eu me sinto PÉSSIMA, demais demais demais =P, aí desisto. E teve uma menina que escrevia uma fic de sailor moon que eu lia, daí ela me respondia e eu me sentia o ser mais feliz da face da Terra. Eu comecei a criticar uns pontos, o ser parou de me responder, ow, sério, eu fiquei com medo de ler a fic da pessoa hahahahaha, nunca mais, pensei que eu estava incomodando a pessoa e talz. Eu gosto de receber críticas também, e sempre mudo alguma coisa quando a pessoa fala algo que realmente faz sentido =). Como você disse, todo mundo cresce com isso, =D
    Um beijo, minha querida, virei sua fã *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fã? Ui, perai que agora eu não respondo mais ninguém! Hahaha...
      Realmente, também tenho até medo de criticar!

      Excluir
  4. Eu sei que já encheu o saco me ouvir repetindo isso, mas EU SOU UMA LEITORA QUE GOSTA DE DEIXAR REVIEWS! O importante para o autor não é ouvir algumas palavras, é entrar em contato com o leitor. Ouvir suas opiniões, ideias, e CONHECÊ-LO. Eu quero sempre saber pelo menos um pouco sobre ele, o que ele pensa, suas ideias, SUAS CRÍTICAS. Adoro críticas. E, como leitora, espero ter a mesma relação com o meu autor favorito. Quero ouvir o que ele pensa de mim, de meus comentários, de minhas críticas. Acha que são válidos? Sim, não? Por que? Quero que ele responda minhas perguntas e CONVERSE comigo. Acho que ser amigo do seu autor é importante para manter ambos motivados. Recentemente, eu comecei a ler essa história chamada Chez Dominique, que é ótima e eu recomendo, mas sério, eu estou desanimando de comentar, porque a autora só responde "obrigada" + duas palavras (bônus para caso ela esteja com um bom humor magnífico). Quer dizer, primeiro temos leitores twitter, e agora AUTORES twitter também? E essa mina não é do tipo famosa/diva. Eu não sei o que é, talvez ela tenha pouco tempo, talvez não dê bola mesmo. Mas é bem triste sentir essa falta de interesse do autor. Novamente, o exemplo da festa. É um saco tentar conversar com alguém que não te diz nada! Digo, ser tímido é ok, mas tem gente que parece apenas desinteressada. Mas, em relação ao artigo em si, acho que teve copia e cola demais. Pelo que eu entendi, os trechos com fundo branco são copia e cola, certo? Acho que não precisava. Um ou dois exemplos reforçam seu argumento, mas é importante usar suas próprias palavras, senão isso awui parece uma fic de "Lendo o Livro X", ou algo do tipo. Você tem boa argumentação, use-a! Se concorda com tudo isso, escreva nas suas palavras e complemente. Assim, soa menos cansativo para o leitor. Nesse formato soa um tanto chato, tipo: e o texto, cadê? Me incomodou um pouco, desculpe ser chata, mas, como eu disse, sou do tipo que critica! Mas lembre-se, o blog é ótimo, se não fosse eu não acompanharia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, e ai, beleza? (Estou descolada hoje)
      Bem, primeiro eu gostaria de agradecer seu comentário, muito obrigada.
      Realmente, manter contato com quem escreve é muito importante e eu acho horrível alguém não responder, e escrever qualquer coisa como agradecimento também não ajuda muito, mas ai temos que ver o lado com essa escritora também. Prefiro ficar sem resposta do que obrigar alguém a escrever assim.
      Sobre a parte colada, foi a Nana que sugeriu a postagem, por isso inclui a opinião dela no texto, achei que seria importante para o blog, quis expor o pensamento dela... Mas sua crítica ainda é válida. Obrigada.

      Excluir