sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Antiguidades


"Panela velha é que faz comida boa." (RISOS)

Não há nada mais divertido para eu, leitora assídua dos classicos, ler esses em estado de conservação não tão boa.
Nada me deixa mais feliz do que poder abrir um livro e me pegar lendo "edição de 1987", é como se o livro tivesse sua própria história antes mesmo de eu nascer.

O prazer de comprar um livro é único, tirar o plástico e sentir aquele cheiro característico de livro novo, mas, gosto muito da cor amarelada, das coisas escritas, das páginas dobradas e a identidade que um livro mais antigo carrega consigo.

Recentemente descobri que minha mãe deixou uma herança muito preciosa para mim: gavetas repletas de livros sobre assuntos variados. Poucos são novos, porque mamãe foi impedida de ler mais livros por causa de sua doença, se estivesse viva ela provavelmente não teria mais onde colocar seus livros. Herdei dela o prazer pela leitura, embora nunca tenha lido mais do que as cartas que ela mandou para meu pai quando estiveram longe um do outro, acho que também herdei o prazer pela escrita.

Estou lendo um livro novo e a primeira edição é de 1986, minha mãe assinou o nome e a data de 1987. As páginas antigas são muito nostálgicas, o livro é muito mais velho que eu! Isso é incrível!
Também encontrei o livro do Pequeno principe, com as aquarelas originais do autor, o livro está esfarelando, o que é uma pena, mas mesmo assim fico feliz em ter encontrado ele na gaveta antes de ter perdido ele para o tempo.

Um livro antigo carrega consigo mais do que palavras de um autor, ele tem a identidade do antigo proprietário, é divertido conhecer uma historia e ao mesmo tempo o antigo proprietário.

Assim como gosto de livros antigos, fanfics que foram concluídas há muito tempo são divertidas de se ler: estão finalizadas e você tem aquele gostinho de encontrar a fic escondida no site, uma vez encontrei uma finalizada em 2010 que ainda recebia comentários de tão boa! Impressionante :D
Por que não dar uma chance a aquele livro que fica na prateleira dos seus pais, ou à aquela fanfic finalizada três anos atrás? Você pode se impressionar, garanto.

Estou de olho em vocês leitores, seus lindos.

9 comentários:

  1. Pensei que só eu gostava das coisas antigas hahaha *-*
    Realmente, tem fanfics no Nyah que foram finalizadas em 2009, 2010 e são ótimas, de verdade. Eu quando entrei só lia fanfic concluida, agora até que não, mas de cada 20 fics que eu marco acompanhamento 3 ou 4 são concluidas o que é triste =(

    Bom, acho que eu fugi do tema, mas sigo aqui vidrada no teu blog!
    Bjos linda =D
    =***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fanfics antigas são melhores, a visão do mundo era diferente... Já vi fanfics em que as coisas que eram moda 3/4 anos atrás eram citadas e quando as lemos hoje é impressionante... Quer dizer, é muito diferente!

      Excluir
  2. Ah, minha querida, esqueci de dizer que essa frasezinha aqui:
    Não há nada mais divertido para eu,
    na verdade é
    Não há nada mais divertido para mim (no caso, o mim está recebendo a ação daquilo que é engraçado, então ele é objeto e não sujeito). Isso é culpa minha, penso eu, já é a 3 ou 4a que vejo isso, depois da minha dica no Nyah...
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha escrito para mim, mas fiquei na dúvida, a professora de português sempre puxava nossa orelha, dai mudei. ;)

      Excluir
  3. Eu não tenho preferência =D adoro fics novas ou velhas, livros novos ou velhos, e dou chances igualitárias para ambos. A única coisa que me interessa realmente é a qualidade, acho que é o que precisamos e está em falta. Sou dessas que roda cada mísera página de uma categoria em busca de fanfics. Com toda categoria. Sim, eu faço isso. Sabe como foi desgastante procurar em Fairy Tail? Mas sempre tem algo legal. Enfim ^^ gostei do post, e do blog em geral. Não oare de postar ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, muito obrigada mesmo.
      É importante dar chances para os dois, independente das nossas preferências, mas tem quem sequer olhe para um livro antigo que foi dos pais ou coisa do tipo. Também viajo muito pelas categorias em busca de alguma fic boa, sempre confiando na sinopse delas haha :D

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Para mim, livros têm cheiro. Por isso acho difícil substituir o prazo que um livro oferece por um e-book.
    Verdade seja dita, eu não costumo colecionar muitos livros, nas minhas prateleiras ficam apenas aqueles que tem um lugar no meu coração.
    O Pequeno Príncipe definitivamente tem!
    Eu li a história quando era bem novinha e chorei por horas, afinal, ainda não era capaz de entender as sutileza desta bela história.
    Muito obrigada por compartilhar coisas tão particulares, que nos fazem pensar sobre este universo literário. No qual temos que aprender diariamente como ser um bom escritor e, principalmente, como ser um bom leitor.
    Afinal, leitura é a base de tudo.

    JV. Beadovox.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leitura é realmente a base de tudo!
      Sobre e-books, bem... Eu só leio quando realmente não posso comprar o livro e odeio quando tenho que fazer isso. Gosto de tocar o livro, virar as páginas e dormir ao lado de uma boa história.
      Também já chorei com o Pequeno Príncipe, é um dos livros mais bonitos que já li e tem frases que nunca esquecerei.
      Continue lendo por aqui, obrigada.

      Excluir