segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Leitor de poucas palavras

Não comentar e agir como um leitor fantasma irrita muito os autores de fanfiction, mas se existe algo que pode irritar tanto quanto os fantasminhas camaradas, são os leitores cujo os comentários são minúsculos.
Sou a favor de um review de boa qualidade, ou seja: Não escreva qualquer merda. Afinal, nós não escrevemos qualquer merda para te entreter. 

Os comentários curtos mais comuns (e irritantes):
- Legal
- Gostei
- Continua!!!
- Amei!
- Fic ótima beijossss

Eles não passam exatamente a opinião do leitor que comentou, como eu usei o exemplo da educação na última vez, comentar também é como estar conversando com um amigo e responder como se não estivesse prestando nenhuma atenção no que ele está dizendo. Geralmente escritores usam as notas iniciais e finais para dar avisos, então leitores, coloquem na cabeça de você que nem sempre os comentários são direcionados unicamente para a história em questão, para tagarelar sobre o capítulo. 

Comentários servem pra responder o autor que avisou que vai demorar para postar, para rir da piada das notas inciais/finais, dizer que gostou da música tema escolhida (ou não), interagir de maneira geral. Se você não tem o costume de fazer comentários com mais de três palavras, comece a treinar. 

Escreva pelo menos uma frase, é o suficiente para o autor da fanfic saber que alguém se importa e está comentando de verdade e não qualquer coisa só pra dizer que "comenta sempre". Vocês não fazem ideia da diferença entre um "muito bom" e um "Este capítulo foi muito bom, eu adorei, ainda mais quando X contou para Y!" Parece que você realmente prestou atenção e que tem um carinho maior pelo autor.

Muita gente pode achar isso chato, mas, pensa bem: Imagine que você está ali conversando com um amigo, conta sua história de vida e ele te responde: "Ah, que bom" ou um "legal". Você ficaria puto, com razão. A gente se sente assim também.

Eu sempre respondi todos os comentários em fanfics, acho que é um processo: Eu posto um capítulo, você comenta, eu respondo seu review. Se seu comentário for irrelevante, ignoro

Gostaria de deixar claro que sou contra autoras que não respondem seus reviews, também acho falta de educação, principalmente com aqueles comentários que tem mais de um parágrafo. Sacanagem.

E só lembrando vocês: 
Estou de olho em vocês leitores, estou de olho

8 comentários:

  1. Uau! Eu tive que ler isso e algo preciso te dizer. Você sabe redigir muito bem!
    E como você se colocou na pele dos autores *o que me faz pensar que também és uma* e como sentimos, realmente é tocante.
    Concordo com tuas palavras e como as colocou no texto realmente, reviews que expõe mais explicações, ainda mais quando o leitor diz o que lhe agradou e não, nos faz crescer e pensar em melhorar em vários aspectos, mas também penso que existem aquelas pessoas que não são boas em escrever.
    Aquelas que preferem ao menos dizer 'gostei' 'continua' 'legal' do que ficar no escuro, claro as vezes realmente irrita, mas faz parte hahaha
    Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, realmente existem pessoas que não tem o hábito de escrever... A gente logo percebe, mas a maioria faz isso por preguiça, o que é triste.
      Sou autora (ui, que linda eu), e estou crescendo aos poucos. Obrigada pelo elogio! E realmente, escrever é arte, review pequeno faz parte. (Frase inspirada em missões de personagens do Habbo Hotel, RISUS)

      Excluir
  2. Poxa, total verdade. Eu costumo deixar reviews longos por que gostaria que deixasse longos na minha. Embora eu ache que o que importa não é o tamanho e sim saber que estão gostando do que eu escrevo, também acho falta de educação comentários como "Posta mais" e os que você citou.
    Claro que tem uma coisa a ser levada em consideração: Divulgação de fanfics. Sabe aquelas pessoinhas que te enviam MP pedindo para você ler a fic? Acho falta de educação ignorar, mas tem umas que são nada a ver com o tema que eu gosto, gênero entre outros. Então fica um pouco difícil deixar reviews longos - mas é claro que eu nunca apelei para um "Muito bom".
    Confesso que nessas histórias em que sou "obrigada" a ler, eu não leio os capítulo -:D -, mas deixo reviews de acordo com os outros. E se não consigo formar nada pelos review, dou uma lida em um ou outro parágrafo e comento.
    SDFGHJKLÇSDFGHJKLÇ - Eu sei que sou falsa, mas fazer o quê se eu gosto de deixar o povo feliz :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até leio alguns, aviso que é probido para outros. Mas NUNCA vi uma que me agradou de verdade. O review não precisa ser longo, importa é a qualidade, claro.
      Existem leitores que escrevem reviews GIGANTES para puxar o saco do autor e ganhar uma estrilha, porque muitos falam, falam, falam mas no fundo não dizem nada (porra nenhuma, nadica de nada) e formam comentários enormes e sem sentido.
      Não acho falsidade, melhor do que ler e não dizer nada. Ou ignorar, anyway.

      Excluir
  3. Totalmente de acordo. O comentário serve pra gente conversar mesmo, eu amo responder coments, nossa, e quando a pessoa discute mesmo suas impressões do capítulo, aí eu falo horrores, quase morro de emoção hahaha. Também amo deixar coments, sempre meus review-bíblia, review-tratado, enfim. Quando a pessoa me escreve,"adorei, continua", eu sempre fico desconfiada de que na verdade ela não leu nada, só escreveu isso pra eu aparecer no perfil dela e ler alguma coisa dela -_-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, isso nem é incomum, algumas pessoas fazem isso mesmo!
      Ler um review gigante deixa a gente sempre feliz (se esse review fizer sentido, claro). Mesmo que esteja criticando a gente sabe que alguém se deu o trabalho de escrever aquilo e enviar, é uma emoção, ainda mais para quem está começando e precisa de incentivo.

      Excluir
  4. Sinceramente? Pra mim o "leitor twitter" é cinquenta vezes pior do que o leitor fantasma. Quando um leitor é fantasma, você sabe pelo menos que ele se importa e acompanha e gosta. Já o leitor twitter é um charlatão filho da puta. Você tem todo o trabalho de escrever algo, formatar, betar, postar, tudo sozinha, e espera algo acontecer. Então, depois de duas semanas, você recebe um e-mail do Nyah. Alguém comentou na sua história. Você clica. Abre o comentário. A página carrega. Expectativa. Animação. O coração pula pela boca, os olhos já correm pela tela como que treinando para ler o melhor possível o comentário. E... "Leitor Twitter comentou: adorei!" SÉRIO, VÁ PRO INFERNO! Eu acho que, muito mais que quantidade, a qualidade é importante. Eu sou uma leitora que gosta de comentar muito, realmente conversar com o autor, e eu acho que essa relação leitor/autor é extremamente importante. Se você não quer entrar em contato, não fale nada. É melhor do que me frustrar. Os leitores fantasmas tem um espaço no meu coração. Eles acompanham e estão lá, gostando. Os leitores twitter não. Eles são falsos. Só fingem que ligam, parecem até que fingem que LÊEM! É como uma festa. Quer conhecer gente nova? Vá dançar, falar, puxe assunto, converse, ouça. Não quer? Fique sentado e coma. Agora, se você for ficar puxando o pessoal pra conversar por obrigação e não prestar atenção em nada, você tá incomodando. Pelo menos, é isso que eu penso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "Leitor twitter" também é irritante (e eu já falei dele aqui), mas não consigo gostar de um leitor que acompanha todo um trabalho sem sequer comentar uma vez, sem indicar a fic ou te mandar uma MP dizendo que curtiu o seu trabalho. Para mim é como alguém que tem uma opinião, a chance de expressar mas fica de boca calada. Não tem moral nenhuma!

      Excluir