quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Não fique bravo com seu Beta




Já é difícil receber criticas de nossos queridos leitores, é ainda pior quando a pessoa que te dá a bronca e vem corrigir seus erros é um Beta. 

Os Betas tem aquela fama de seres perfeitos, durões e bravos, mas na verdade eles são bem razoáveis. Raramente desrespeitam alguém (caso isso aconteça, não deixe que se repita, procure outra pessoa para lhe ajudar) e apontam todos os seus erros da maneira mais sutil possível. Ele pode achar que o texto enviado por você é uma merda o pior que ele já leu, mas fará de tudo para comunicar seus erros e dizer como poderá melhorá-los sem faltar com o respeito.

As pessoas ficam bravas com os Beta Readers constantemente, dizem que eles se acham superiores, contam a todos que ele ficou com inveja de você e que foi grosso, mas na maioria das vezes foi só uma crítica que te atingiu. Dói colocar o dedo na ferida, cutucar e jogar álcool sobre ela. E é exatamente o que um Beta faz, vai o mais fundo que pode para comentar seu texto da melhor forma possível. 

É necessário que haja respeito e muita paciência dos dois lados. Respire fundo antes de responder e leia com calma, tenha o seu momento de revolta e volte a revisar o texto. Logo surge um pensamento: "Não é que ele(a) tinha razão?" 

Tem gente que odeia ser criticado, não suporta a avaliação de um Beta Reader e qualquer coisa se torna motivo para discussão, se você é uma destas pessoas, fica a dica: Não procure um Beta ainda. Dê tempo ao tempo, use um corretor para corrigir suas fics, respire fundo e tente compreender as vantagens de ser betado por uma pessoa com mais experiencia que você. 

Seus leitores provavelmente vão criticar algum dia, seus professores o farão, então quem dirá os Betas! Lembre-se que você sempre pode optar por ficar sem acompanhamento, se for seu desejo, comunique ao seu leitor mais fiel, que você não consegue aceitar bem os julgamentos dele, agradeça pela ajuda que já lhe foi dada (sempre!) e avise antes de pular fora da relação! Nunca abandone um Beta sem avisar, afinal, ele vai esperar por você e se irritará com o sumiço sem explicação.. 

Acima de tudo, tente sempre se colocar no lugar da pessoa que faz tudo com tanto carinho (por mais duros que eles possam ser) e dedicação.

Estou de olho em vocês! 

4 comentários:

  1. Confesso que quando vi o primeiro capítulo que mandei a um beta corrigido, fiquei chocado, nunca tinha visto tanto vermelho num texto só. Não fiquei com raiva (por que eu sabia que fui eu que pedi para que cutucassem minha ferida e jogassem álcool em cima), mas fiquei chateado. Achei que o meu ficaria melhor, mas aí eu reparei que ela tinha razão, e que a maioria não era correção e sim um jeito diferente que deixaria a história melhor. Bem, atualmente estou com uma relação tranquila com a minha beta. Também estou aprendendo a ser paciente e esperar até o fim de semana para chegar o bendito capítulo betado.
    Eu amo seu blog, gosto da maneira que você escreve, inclusive acompanho uma fic sua, mas no Nyah sou conhecido como Lucão
    Estou de olho O.o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, que ótimo te ver por aqui!
      Com o tempo a gente se acostuma, no começo a coisa complica um pouco, a gente não se sente muito confortável... Mas aprende, não aprende?
      No começo eu também me sentia meio mal, chateada, mas em cinco minutos percebemos que tudo aquilo é apenas para nosso bem :D
      Continue sempre por aqui ;*
      E nas minhas fanfics!
      Beijão!

      Excluir
  2. Sua coisa fofa, que texto mais lindo! Podemos colocá-lo como postagem de março no nosso blog, na categoria "parceiros"? Lógico com os devidos créditos e links. Amei cada linha e quem dera se todo mundo fosse como você =)

    Bjo, sua linda =*

    Lady Salieri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Salieri! Ficaria muito feliz com isso. Também adoraria adicionar vocês como parceiros, mas devo confessar que não sou boa com essas ferramentas do blog e não sei como fazê-lo. Se vocês deixarem, colocarei vocês aqui do lado como parceiros :D
      Obrigada por comentar!

      Excluir